Morre o economista Paul Singer, um dos fundadores do PT
Aos 86 anos, ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele era doutor em sociologia e foi um dos precursores do conceito de economia solidária no Brasil.
Morreu nesta segunda-feira (16), aos 86 anos, o economista e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores Paul Singer. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
De acordo com o hospital, ele morreu às 20h10. O motivo da morte não foi informado. O velório está previsto para começar às 9h no Cemitério Israelista do Butantã, Zona Oeste de São Paulo. O enterro será à tarde.
Paul Singer nasceu na Áustria em 1932 e chegou ao Brasil em 1940. Ele veio para o país fugindo da perseguição aos judeus na Europa.
Ele fez graduação em Economia e doutorado em Sociologia na Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, se tornou livre docente em demografia e professor titular em economia.
Durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1989-1992), ele foi secretário de Planejamento. No governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), foi um dos precursores do conceito de economia solidária no país, baseada na produção com autogestão, sem patrões e empregados.
Durante parte do governo da ex-presidente Dilma Roussef (2011-2016), ele foi secretário Nacional de Economia Solidária.
Por meio de nota, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirma que Singer "deixa o exemplo da coerência política, da militância de esquerda, do caráter reto e do intelectual que nunca mudou de lado". "Paul Singer merece nossa gratidão e reconhecimento, e o faremos da forma como ele merece", declarou Gleisi.
Comentários
Postar um comentário