Pular para o conteúdo principal

Juristas atuam contra a UBER no Brasil, a interesse de quem?

Justiça do Trabalho de São Paulo diz que há vínculo trabalhista entre Uber e motoristas

Empresa vai recorrer da decisão e lembra que há decisões favoráveis outras partes do país



RIO - A 17ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, de São Paulo, em decisão de segunda instância considerou que existe vínculo empregatício entre o Uber e seus motoristas. O acórdão foi proferido na última sexta-feira. Pela decisão, a empresa foi condenada a assinar carteira de trabalho do motorista que entrou com ação, além de arcar com todos benefícios previsos na CLT, como aviso prévio e pagamento de FGTS e multa rescisória em caso de demissão. Procurada, a Uber disse que vai recorrer.

O Uber vem enfrentado uma série de ações na justiça do Trabalho em todo o país. Mas a maior parte das decisões judiciais têm sido a favor da empresa. Já foram 123 ações favoráveis à companhia, das quais 22 julgadas em segunda instância. Em nota, o Uber disse "já existir sólida jurisprudência confirmando o fato de não haver relação de emprego entre a Uber e os motoristas parceiros". A companhia destacou que o próprio Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região já reconheceu a questão desde a primeira vez que analisou ação movida por motoristas pedindo reconhecimento de vínculo empregatício.



O Uber lembrou, em nota, que a juíza relatora Sueli Tomé da Ponte, da 8ª Turma, apontou, em outra ação, inexistência de “habitualidade, pessoalidade e subordinação”, pressupostos para se configurar vínculo empregatício ".



"É importante frisar que não é a Uber que contrata motoristas, mas sim os motoristas que contratam a Uber para utilizar o aplicativo para se conectar a clientes e prestar-lhes o serviço de transporte individual privado. Os motoristas parceiros são totalmente independentes e não têm qualquer subordinação à Uber", explicou o Uber em nota.



PUBLICIDADE



A empresa alega ainda que os motoristas podem escolher livremente os dias e horários de uso do aplicativo, aceitar ou não viagens e, mesmo depois disso, ainda existe a possibilidade de cancelamento. "Não existem metas a serem cumpridas, não se exige número mínimo de viagens, não existe chefe para supervisionar o serviço, e não existe controle ou determinação de cumprimento de jornada de trabalho", afirmou a companhia.



Segundo a companhia, "a relação com a Uber é não-exclusiva, por isso os motoristas parceiros podem se cadastrar em outros aplicativos ou prestar o serviço de transporte privado de outra forma, inclusive a concorrentes e de forma concomitante, o que seria inimaginável em uma relação de emprego.



Além disso, os usuários pagam os motoristas por cada viagem, e o motorista paga ao Uber para utilizar o aplicativo uma taxa de serviços em relação às viagens realizadas", afirmou a companhia.









Todos os direitos reservados © - Radio Rio West Fm

Sintonize na melhor

Radio Rio West Fm - A dona é a  musica

Este videofonograma é um produto original e próprio.

A cópia dele ou o reenvio do mesmo resultará em grandes precauções a seu canal do youtube ou até a exclusão do mesmo.

Todo conteúdo desde videograma é de teor jornalístico

e sobre fatos reais e enviado para nossa produção

assuntos esse  que são noticiados em nossa programação

no Dial Up





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

XVIDEOS Marcela temer XVIDEOS

Youtuber Conhecido como Bluezao, está sendo ameaçado de morte Foto: Fabee Burk/Bluezao Fonte: Redes sociais Fabiene Pitanga de Souza Lima, conhecida na internet como Fabee Burk, está sendo acusada de ameaças de morte pelo Bluezao , um Youtuber bem popular na internet, que   participou de programas de Rádio e Tv, como o pânico na Band e Rádio Jovem Pan, o Youtuber Bluzao vem sofrendo a vários anos com Haters. ( Haters é uma palavra de origem inglesa e que significa "os que odeiam" ou "odiadores" na tradução literal para a língua portuguesa. O termo hater é bastante utilizado na internet para classificar algumas pessoas que praticam "bullying virtual" ou "cyber bullying" )  Até então não passava de ataques virtuais, como xingamentos em suas redes sociais e até vídeos respostas, falando sobre seu conteúdo, mais de uns tempos pra cá, a coisa mudou de direção, e esses ataques extrapolaram a barreira virtual, chegando a receber trotes ma...

Marcela temer pelada