Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro e Moro usam maquinas de manipulação de redes sociais





Estudo mostra que Bolsonaro e Moro usam maquinas de manipulação de redes sociais

A partir das denúncias da deputada federal Joice Halssemann, o cientista de dados Antonio Arles fez um estudo exclusivo para a Fórum que demonstra uso de robôs por Bolsonaro e Sérgio Moro



As denúncias realizadas pela deputada Joice Hasselmann, na CPI das Fake News, apontaram para o uso de máquinas de manipulação via redes sociais digitais utilizadas para ampliar a quantidade de seguidores de alguns perfis e criar de maneira artificial distorções nos temas debatidos nas próprias redes.



O fenômeno é complexo para ser analisado e as conclusões não podem ser simplificadas. Mas é possível, usando técnicas de ciência de dados apontar quem, dos potenciais candidatos a presidência da República em 2022, poderia estar usando esses recursos de robôs para distorcer números e artificializar discursos.



Neste estudo foram recolhidos dados de 50.000 usuários seguidores de cinco personagens políticos, a saber: Jair Bolsonaro, Lula, Sérgio Moro, Ciro Gome e Luciano  Huck.



O critério usado na escolha dos nomes foi o de estes figurarem entre possíveis candidatos à presidência da República em 2022 e pontuarem expressivamente na última pesquisa divulgada pela revista Veja.



Os  50.000 usuários foram submetidos a um algoritmo que os classificou em grau de automação, com índices indo de 0 a 1, sendo zero para menor probabilidade de automação e 1 para maior probabilidade de automação. Este algoritmo é o TweetBotOrNot que tem, auto declaradamente, 91.9% de acurácia que é, grosso modo, uma medida de precisão.



Depois de detectada a probabilidade de automação, plotamos gráficos dos que explicitam a densidade dos graus onde se encontram os possíveis bots seguidores de cada personagem.



Ao observar os gráficos pode-se perceber que quanto maiores os picos à direita do gráfico e mais próximos de 1 no eixo x (Probabilidade de Automação) maior a quantidade de perfis automatizados detectados pelo método.



Observamos assim que tanto Jair Bolsonaro quanto Sérgio Moro têm mais perfis automáticos detectados por este método do que os outros personagens aqui analisados que, por sua vez, tem um perfil de usuários mais distribuídos entre os diferentes graus de probabilidade de automação.



Essas observações servem como ponto de partida para investigações mais profundas, usando outros métodos e algoritmos que possam demonstrar essas ou outras tendências. De qualquer maneira, há uma clara diferença entre os perfis de Moro e de Bolsonaro em relação aos outros potenciais candidatos. E isso confirma de alguma maneira as denúncias apresentadas pela deputada Joice Halssemann.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

XVIDEOS Marcela temer XVIDEOS

Youtuber Conhecido como Bluezao, está sendo ameaçado de morte Foto: Fabee Burk/Bluezao Fonte: Redes sociais Fabiene Pitanga de Souza Lima, conhecida na internet como Fabee Burk, está sendo acusada de ameaças de morte pelo Bluezao , um Youtuber bem popular na internet, que   participou de programas de Rádio e Tv, como o pânico na Band e Rádio Jovem Pan, o Youtuber Bluzao vem sofrendo a vários anos com Haters. ( Haters é uma palavra de origem inglesa e que significa "os que odeiam" ou "odiadores" na tradução literal para a língua portuguesa. O termo hater é bastante utilizado na internet para classificar algumas pessoas que praticam "bullying virtual" ou "cyber bullying" )  Até então não passava de ataques virtuais, como xingamentos em suas redes sociais e até vídeos respostas, falando sobre seu conteúdo, mais de uns tempos pra cá, a coisa mudou de direção, e esses ataques extrapolaram a barreira virtual, chegando a receber trotes ma...

Marcela temer pelada