Pular para o conteúdo principal

Tropas federais só encontraram ventiladores e um celular no ''escritório...

Apenas ventiladores e um celular foram apreendidos em vistoria das tropas federais em Bangu 3

A vistoria nos "escritórios do crime" na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, conhecido como Bangu 3, nesta terça-feira, terminou sem um balanço efetivo. Em nota divulgada no início da noite pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a movimentação das tropas federais e o cancelamento das visitas íntimas fizeram com que os detentos quebrassem pertences, criando dificuldades para as buscas. Aparelhos de celular foram destruídos, segundo a Seap, e os fragmentos lançados no sistema de esgoto. Apenas dezenas de ventiladores e um celular foram apreendidos.

A operação contou com 220 homens do Exército e apoio do Batalhão de Engenharia, além de 120 inspetores de Segurança e Administração Penitenciária. Por volta das 15h, os militares deixaram o complexo penitenciário. Em caminhões e pickups, além de uma ambulância de apoio, eles saíram sem fazer comentários.

Um dos alvos da ação é a galeria B7, que abriga os chefes da maior facção criminosa do Rio, o Comando Vermelho (CV), que não foram transferidos para presídios federais. Por isso, o grupo, que ocupa uma cela com capacidade para 90 presos, é chamado de “comissão” ou “conselho de lideranças”. A B7 é a “panela de pressão” do sistema prisional. A Seap informou que a revista na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho "ocorreu por se tratar de uma unidade prisional que abriga as lideranças de uma facção criminosa do Estado. Hoje, acontecia uma operação pelo Gabinete de Intervenção em áreas na cidade comandadas por essa facção. Então, seria importante uma atuação direta nessas lideranças para dificultar qualquer tipo de comunicação entre elas". O secretário estadual de Administração Penitenciária, David Anthony, avaliou positivamente o resultado a vistoria em Bangu 3.

— A ação foi emblemática, sinalizando que o Estado tem ordem e comando. Outras fiscalizações acontecerão de forma sistemática e aleatória — disse em nota.

A operação das Forças Armadas ocorreu no Complexo do Lins, na Zona Norte, e fechou a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá por mais de dez horas e terminou com 24 presos, segundo o Comando Militar do Leste (CML). Na região também foram apreendidos dez quilos de maconha, uma pistola calibre 9mm, um revólver 32mm, munições, oito rádios de comunicação, 10 carros e 11 motocicletas utilizadas pelos traficantes.

Nesta terça-feira, inspetores do Gabinete de Intervenção Federal (GIF) também realizaram uma vistoria em três unidades de operações especiais da Polícia Militar. Os alvos foram os Batalhões de Choque (BPChoque) e Ações com Cães (BAC), além do Grupamento Aeromóvel (Gam).

O objetivo foi identificar as necessidades logísticas, como a manutenção de viaturas, treinamento da tropa e recursos tecnológicos. Os carros blindados do Batalhão de Choque, que apresentam defeito, receberão manutenção. Um blindado do Exército será cedido à unidade, que também está com estoque baixo de munição não letal. Os rádios de comunicação do batalhão também passarão por manutenção. O GIF também dará apoio aos treinamentos da tropa, além de colaborar com munição para treinamento de tiro.

De acordo com o GIF, as visitas fizeram parte do programa de inspeção para um diagnóstico das unidades e, em seguida, encontrar soluções para aumentar a capacidade operativa de cada uma delas.

O GLOBO mostrou no domingo que as cadeias fluminenses, dominadas pela corrupção, funcionam como escritórios do crime, onde os presos, principalmente os chefes de facções, encontram um terreno fértil para comandar o mercado das drogas. O objetivo da ação é fazer uma varredura para apreender materiais ilícitos dentro dos presídios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Youtuber Conhecido como Bluezao, está sendo ameaçado de morte Foto: Fabee Burk/Bluezao Fonte: Redes sociais Fabiene Pitanga de Souza Lima, conhecida na internet como Fabee Burk, está sendo acusada de ameaças de morte pelo Bluezao , um Youtuber bem popular na internet, que   participou de programas de Rádio e Tv, como o pânico na Band e Rádio Jovem Pan, o Youtuber Bluzao vem sofrendo a vários anos com Haters. ( Haters é uma palavra de origem inglesa e que significa "os que odeiam" ou "odiadores" na tradução literal para a língua portuguesa. O termo hater é bastante utilizado na internet para classificar algumas pessoas que praticam "bullying virtual" ou "cyber bullying" )  Até então não passava de ataques virtuais, como xingamentos em suas redes sociais e até vídeos respostas, falando sobre seu conteúdo, mais de uns tempos pra cá, a coisa mudou de direção, e esses ataques extrapolaram a barreira virtual, chegando a receber trotes ma...

XVIDEOS Marcela temer XVIDEOS

Marcela temer pelada