Pular para o conteúdo principal

‘Yanny’ ou ‘Laurel’: especialistas explicam como é possível ouvir as dua...

‘Yanny’ ou ‘Laurel’: especialistas explicam como é possível ouvir as duas palavras





O que você ouve: “Yanny” ou “Laurel”? Essa é a pergunta que circula há dias nas redes sociais e divide opiniões: cada um ouve uma coisa. Mas, como é possível ouvir duas palavras diferentes vindas de um mesmo som?



De acordo com Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, o áudio da discórdia é uma mistura das duas palavras. Enquanto que “Laurel” é rica em som grave e pobre em som agudo, “Yanny” é forte nos dois. Quando o som entra no ouvido, ele é separado em três: grave, médio e agudo, e cada um segue por um “trilho” que leva para partes específicas do cérebro capazes de decodificar estas frequências.



— Se há a mistura de duas palavras, ambas ricas em baixa frequência (grave), mas só uma em alta frequência (agudo), é a seletividade de cada ouvido e cérebro que vai determinar qual das duas será ouvida — explica.



Audição dos agudos cai com os anos



Tudo o que ouvimos está relacionado também às experiências pelas quais passamos na vida. É o que diz o otorrinolaringologista do Hospital Cema, Cicero Matsuyama:



— Ao chegar no cérebro, o som é interpretado de acordo com as experiências que tivemos ao longo da vida toda e até mesmo naquele dia.



Outro fator que afeta a maneira como ouvimos é a idade: pessoas com mais de 40 anos tendem a ouvir menos os sons agudos.



— Essa é a primeira parte que degenera. Então, a pessoa vai ter tendência a reconhecer a palavra que é mais rica em baixa frequência — afirma Tanit Sanchez.



Por causa disso, os mais jovens costumam ouvir “Yanny” e os com mais idade, “Laurel”. Para encerrar a discussão, de acordo com o “The New York Times”, o “certo” no áudio é “Laurel”. O jornal americano criou uma “régua” na qual é possível ouvir as duas palavras. Deslizando para a esquerdar (som grave), ouve-se perfeitamente “Laurel” (som grave) e para direita (som agudo), “Yanny”.



Sinais de perda

Se você está ouvindo palavras trocadas como 60 em vez de 70 ou vaca no lugar de faca, procure ajuda médica. Zumbidos finos (como apitos e cigarras) e dificuldade de entender o que foi falado, durante uma conversa em lugar barulhento, também são sintomas preocupantes.



Fones de ouvido

O uso de fones que entram no ouvido (como os que vêm junto com o celular) são contraindicados pelos especialistas. Sempre que possível, use um daqueles que envolve toda a orelha e não coloque o som muito alto.



Música orquestrada

Uma das maneiras de manter uma boa audição para continuar escutando diversos sons é ouvir músicas tocadas por orquestras. Os múltiplos instrumentos treinam o ouvido e o cérebro.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Youtuber Conhecido como Bluezao, está sendo ameaçado de morte Foto: Fabee Burk/Bluezao Fonte: Redes sociais Fabiene Pitanga de Souza Lima, conhecida na internet como Fabee Burk, está sendo acusada de ameaças de morte pelo Bluezao , um Youtuber bem popular na internet, que   participou de programas de Rádio e Tv, como o pânico na Band e Rádio Jovem Pan, o Youtuber Bluzao vem sofrendo a vários anos com Haters. ( Haters é uma palavra de origem inglesa e que significa "os que odeiam" ou "odiadores" na tradução literal para a língua portuguesa. O termo hater é bastante utilizado na internet para classificar algumas pessoas que praticam "bullying virtual" ou "cyber bullying" )  Até então não passava de ataques virtuais, como xingamentos em suas redes sociais e até vídeos respostas, falando sobre seu conteúdo, mais de uns tempos pra cá, a coisa mudou de direção, e esses ataques extrapolaram a barreira virtual, chegando a receber trotes ma...

XVIDEOS Marcela temer XVIDEOS

Marcela temer pelada