Pular para o conteúdo principal

SBT recupera 'Brasil, ame-o ou deixe-o' e música ufanista da ditadura









#SilvioSantos #SBT #Ditadura #ameooudeixeo



SBT recupera 'Brasil, ame-o ou deixe-o' e música ufanista da ditadura

Para celebrar Bolsonaro, vinhetas da emissora trazem slogan e canção "Eu te amo, meu Brasil", símbolos do governo Médici



O SBT começou a exibir nesta terça-feira 6 uma série de vinhetas que celebram o novo governo de Jair Bolsonaro com um slogan e uma música do auge da ditadura civil-militar.



Em uma das vinhetas, o hino nacional toca enquanto surge na tela o slogan "Brasil, Ame-o ou Deixei-o", que ficou marcado como parte da propaganda do governo de Emílio Garrastazu Médici.



Durante seu mandato, entre 1969 e 1974, a perseguição a adversários dos militares atingiu seu auge. O período também for marcado por grande crescimento econômico, o chamado "Milagre Brasileiro", que contrastou uma grande alta do PIB com o aprofundamento das desigualdades sociais no País.



Em uma segunda peça, a música "Eu te amo, Meu Brasil", da dupla Dom e Ravel, é executada enquanto a frase surge na tela.



Em 1970, a ditadura buscou reforçar o ufanismo e o patriotismo, ao celebrar a vitória da seleção brasileira na Copa do Mundo realizada naquele ano. Slogans passaram a ser martelados para todos os cantos, como "Este é um país que vai pra frente", "Ninguém segura esse país" e o próprio "Brasil, ame-o ou deixe-o".



Lançada nesse ambiente, a música "Eu te amo, meu Brasil" foi um grande sucesso e logo passou a ser cantada nas escolas e em solenidades públicas. O governador de São Paulo, Abreu Sodré, chegou a propor que ela se fosse adotada como uma versão popular do Hino Nacional. À época, Dom e Ravel negaram que a música tivesse sido encomendada pela ditadura e alegaram que apenas entraram no clima da época.



Semana do Presidente



Há alguns dias circula a notícia de que Silvio Santos poderia ressuscitar a Semana do Presidente para agradar Bolsonaro.



O miniprograma, veiculado nas noites de domingo - auge da audiência da emissora - foi criado no início dos anos 1980 como forma de agradar o então presidente João Figueiredo, o último do período da ditadura civil-militar, e foi ao ar por mais de 20 anos, até o governo o fim do segundo mandato de Fernando Henrique, já na década de 2000.



A concessão da TVS - hoje SBT - foi dada a Silvio Santos durante o governo Figueiredo. Logo depois, o apresentador e empresário criou o programa para divulgar os feitos do governo. A Semana do Presidente era uma espécie de boletim de divulgação dos atos do governo, custeado pelo Estado. No regime militar, foi usado como mais um recurso para estimular o ufanismo e aumentar a popularidade do governo.





Todos os direitos reservados © - Radio Rio West Fm

Sintonize na melhor

Radio Rio West Fm - A dona é a  musica

Este videofonograma é um produto original e próprio.

A cópia dele ou o reenvio do mesmo resultará em grandes precauções a seu canal do youtube ou até a exclusão do mesmo.

Todo conteúdo desde videograma é de teor jornalístico

e sobre fatos reais e enviado para nossa produção

assuntos esse  que são noticiados em nossa programação

no Dial Up

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Youtuber Conhecido como Bluezao, está sendo ameaçado de morte Foto: Fabee Burk/Bluezao Fonte: Redes sociais Fabiene Pitanga de Souza Lima, conhecida na internet como Fabee Burk, está sendo acusada de ameaças de morte pelo Bluezao , um Youtuber bem popular na internet, que   participou de programas de Rádio e Tv, como o pânico na Band e Rádio Jovem Pan, o Youtuber Bluzao vem sofrendo a vários anos com Haters. ( Haters é uma palavra de origem inglesa e que significa "os que odeiam" ou "odiadores" na tradução literal para a língua portuguesa. O termo hater é bastante utilizado na internet para classificar algumas pessoas que praticam "bullying virtual" ou "cyber bullying" )  Até então não passava de ataques virtuais, como xingamentos em suas redes sociais e até vídeos respostas, falando sobre seu conteúdo, mais de uns tempos pra cá, a coisa mudou de direção, e esses ataques extrapolaram a barreira virtual, chegando a receber trotes ma...

XVIDEOS Marcela temer XVIDEOS

Marcela temer pelada